Hoje eu quero te apresentar um pouco do Psicodrama, abordagem teórica que escolhi como base, para realizar os meus atendimentos.
O criador do Psicodrama - Jacob Levy Moreno - era médico, explorava muito sobre a espontaneidade e se interessava pelo teatro.
Moreno criou o Psicodrama em 1921, a partir da espontaneidade aplicada no teatro. Levou essa técnica para o hospital psiquiátrico e observou que os pacientes começaram a expressar emoções que não expressavam no seu cotidiano e percebeu o quanto isso permitiu que esses pacientes conseguissem externalizar e elaborar suas emoções.
Para Moreno, o ser humano sempre estará imerso no social e na busca da transformação através da ação.
Moreno desenvolveu a Teoria dos Papeis, na qual considerava que, em sociedade, os indivíduos têm funções diferentes. Ou seja, essa teoria fala sobre a nossa “atuação” na vida, desempenhando vários tipos de papeis: profissionais (médico, secretária, social media, dentista..), afetivos (amigo, inimigo, companheiro..), familiares (tio, pai, filha, sobrinha..), dentre outros. “O papel é a forma de funcionamento que o indivíduo assume no momento específico em que reage a uma situação específica, na qual outras pessoas ou objetos estão envolvidos.” (GONÇALVES, 1988)
No setting terapêutico, o psicólogo é o diretor da cena e o paciente é o protagonista. Como protagonista, o paciente é quem vai trazer as suas demandas e ser incentivado a analisar a cena, expressar seus sentimentos e emoções. É um espaço seguro, que vai deixar ele livre para explorar o seu Eu.
Na terapia online, algumas adaptações são feitas para algumas técnicas. E, no geral, a psicoterapia acontece de uma forma muito fluída, pela fala, pela observação, pela escuta atenta e pela entrega de ambos, diretor e protagonista. E, lembre-se! Para que o processo realmente aconteça, é necessário estar entregue para ele. E por isso é tão importante escolher muito bem o profissional que irá caminhar nessa jornada com você.
Eu costumo dizer aos meus pacientes que o processo psicoterapêutico, não são apenas os 50 minutos daquele dia, mas, principalmente, como ele reverbera durante a semana.
Vamos juntos?
REFERÊNCIAS
Rev. Bras. Psicodrama, São Paulo, v29, n1, p.1-3, Jan. – Apr., 2021
GONÇALVES, C. S.; WOLFF, J. R.; ALMEIDA, W. C. Lições de Psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. 11ª ed. São Paulo: Ágora, 1988.
Comments